Minha Conta

Onde se esconde o açúcar | Nutricionista Lillian Barros

31 Out, 2018 | Nutrição | 0 Comentários

Idealmente comíamos tudo diretamente da plantação, acabado de colher ou então preparado por nós. Mas a verdade é que por vezes temos de recorrer a alimentos que, de alguma forma foram manipulados e muitos deles, por muito simples que pareçam ser, podem ter adicionado quantidades significativas de “açúcar” nas suas mais diversas formas e com os seus diferentes nomes! Não são só os doces de pastelarias ou as bolachas que têm açúcares adicionados; desenganem-se!

Uma simples polpa de tomate, os legumes enlatados ou as bebidas vegetais que compramos em pacote são exemplos disso. E eu pergunto… mas porquê?

Eu sei a resposta, porque ficam mais docinhos e apetecíveis… mas mesmo assim! Acho que o consumidor deve ser livre de escolher e o grande problema é que muitas vezes compramos sem saber.

Muita atenção, pois este pequeno diabrete nem sempre é chamado simplesmente de açúcar. Pode ter nomes tão alternativos que muitas vezes passa despercebido, mesmo ao olhar atento de quem lê os rótulos nutricionais e a lista de ingredientes.

Por isso mesmo compilei uma lista de nomes que os diferentes açucares adicionados podem ter e que se escondem por trás de nomenclaturas estranhas.

Termos simples de identificar como açúcares mascavado, amarelo, “light” ou açúcar invertido, cristalizado, refinado, biológico/orgânico, mel, melaço ou concentrados de fruta acho que toda a gente percebe.

Mas termos como:
– Sacarose
– Glicose
– Glucose
– Dextrose
– Maltodextrose
– Maltodextrina
– Maltose
– Dextrose
– Frutose
– Lactose
– Galactose

Todos eles são nomes de diferentes tipos de açúcares. Estão muitas vezes na lista de ingredientes mas não os identificamos como açúcares escondidos.

Por isso já sabem, ao comprarem uma bebida vegetal com maltodextrose ou uma compota com frutose, estão a comprar um produto ao qual foram adicionados açucares. Não se deixem enganar e façam compras informadas!

 

Lilian Barros

Nutricionista Lillian Barros

Blogs relacionados

Alimentos ricos em fibras: 5 benefícios para a saúde

Alimentos ricos em fibras: 5 benefícios para a saúde

Os alimentos ricos em fibras fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada pelos inúmeros benefícios das fibras alimentares.  As fibras alimentares são hidratos de carbono de origem vegetal que, quando ingeridas, não são digeridas pelas enzimas do nosso...

5 Benefícios dos frutos secos

5 Benefícios dos frutos secos

Para além de serem muito apreciados como aperitivo, os frutos secos são um ótimo snack, estando atualmente muito na moda o seu consumo em forma de pasta. Neste artigo, vamos falar não só dos benefícios dos frutos secos, mas também dar algumas sugestões de...

Como manter uma boa hidratação?

Como manter uma boa hidratação?

Com a chegada dos meses mais quentes, acresce a importância de nos mantermos bem hidratados.  Se pensarmos que a água é o principal componente do nosso organismo, facilmente nos apercebemos da sua importância. A água não só mantém uma função depurativa, de...