Mijn rekening

7 Dicas de Alimentação Pós-Parto – Drª Ana Ribeiro

5 apr, 2017 | Nutrição | 0 comments

Beba mais água.

Mesmo que já tenha esse bom hábito e ande sempre com uma garrafinha, durante a lactação vai precisar de muito mais. Deve ingerir, no mínimo 3 litros por dia. Prefira água, pois sumos, embora saudáveis, podem ser muito calóricos.

Escolha chás sem teína

Se ingerir chás, evite os que contêm teína, como o chá preto e o verde, pois essa substância passa para o bebé através do leite e pode deixá-lo agitado. Encontra no mercado versões descafeinadas.

Coma de 3 em 3 horas.

Essa regra preciosa é importante para manter a glicemia – taxa de açúcar no sangue – estabilizada, evitando aqueles “ataques” de fome. Às mulheres que amamentam durante a madrugada, recomendo que façam um lanchinho a meio da noite se tiverem fome – um iogurte magro, por exemplo.

Evite alguns alimentos para prevenir cólicas.

Embora as cólicas estejam relacionadas com o amadurecimento da flora intestinal da criança, é possível ajudá-la a transpor essa fase de forma mais tranquila cuidando da alimentação materna. Evite ou ingira com muita moderação alimentos que causam flatulência, como repolho, grão de bico, cebola e doces, pois também podem causar desconforto no bebé. Suspeita-se também que o chocolate possa ter esse efeito.

Evite dietas demasiado restritivas

Assim como todas as outras mulheres, as dietas muito restritivas (que prometem a perda de peso rapidamente) não são aconselháveis para as lactantes. Uma das consequências é a desnutrição materna (e do bebé), já que há carência de vitaminas e minerais importantes.

Faça boas escolhas

Deve preferir alimentos naturais, sem conservantes, aditivos e corantes, e sempre que possível escolha produtos biológicos. Para a confeção dos alimentos opte pelos cozidos, grelhados ou assados, evitando os fritos.

Evite o consumo de álcool

Blogs relacionados

Alimentos ricos em fibras: 5 benefícios para a saúde

Alimentos ricos em fibras: 5 benefícios para a saúde

Os alimentos ricos em fibras fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada pelos inúmeros benefícios das fibras alimentares.  As fibras alimentares são hidratos de carbono de origem vegetal que, quando ingeridas, não são digeridas pelas enzimas do nosso...

5 Benefícios dos frutos secos

5 Benefícios dos frutos secos

Para além de serem muito apreciados como aperitivo, os frutos secos são um ótimo snack, estando atualmente muito na moda o seu consumo em forma de pasta. Neste artigo, vamos falar não só dos benefícios dos frutos secos, mas também dar algumas sugestões de...

Como manter uma boa hidratação?

Como manter uma boa hidratação?

Com a chegada dos meses mais quentes, acresce a importância de nos mantermos bem hidratados.  Se pensarmos que a água é o principal componente do nosso organismo, facilmente nos apercebemos da sua importância. A água não só mantém uma função depurativa, de...

jet x bet