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5 Lanches para Crianças | Nutricionista Ana Isabel Monteiro

14 Set, 2018 | Nutrição | 0 Comentários

Há sempre bastantes dúvidas na altura de fazer a lancheira dos miúdos. Ou porque os pais não sabem bem o que é saudável e o que deve ser evitado, ou porque não têm muito tempo e optam sempre pela praticabilidade.

Seja qual for a sua razão, deixo-lhe aqui 5 sugestões práticas, saudáveis e deliciosas que podem ajudar:

1.      Iogurte natural com fruta desidratada

Não precisa de ser iogurte magro, basta que seja natural. O meio gordo ou o grego sem açúcar são ótimas opções. O que interessa é que o iogurte, que à partida é um alimento saudável, não seja uma fonte de açúcar ou adoçantes extra.

Este snack ficará mais saborosa e completa se adicionar fruta desidratada e canela, por exemplo.

2.      Palitos de cenoura com manteiga de amendoim

Muitas crianças rejeitam a sopa e os verdes no prato, mas os hortícolas são essenciais pelo seu teor em vitaminas e minerais. Assim, formas criativas de incluir este grupo alimentar são bem-vindas.

Os palitos de cenoura crua são crocantes, doces e frescos, para além de muito práticos. Quando acompanhados por manteiga de amendoim ainda mais apelativos de tornam. Afinal de contas, quem não gosta de molhar as batatas-fritas no ketchup… ou a cenoura na manteiga de amendoim? É bem mais divertido!

Lembre-se apenas de garantir que os únicos ingredientes presentes na manteiga de amendoim devem ser esses mesmos: os amendoins! Quando na lista de ingredientes vir óleo de palma, açúcar e/ou sal, não compre!

3.      Pão integral com queijo

Sim, uma sugestão muito básica, mas que não deixa de ser saudável.

Opte pelo pão da padaria, que à partida tem apenas farinha integral, levedura, água e sal, ao invés de pães de forma embalados, compostos por açúcares e conservantes.

Quanto ao queijo, um flamengo com menos 50% de gordura, fresco magro ou mozarela light são ótimas opções.

4.      Fruta fresca com frutos gordos

Outra combinação simples, mas muito completa. Em vez de mandar a peça de fruta acompanhada de bolachas, experimente optar por um punhado de frutos gordos (amêndoa, avelã, caju, noz), que para além de saborosos são muito nutritivos.

5.      Queques de banana

São muito práticos, porque pode preparar uma grande quantidade no fim-se-semana e ir mandando um ou dois por dia para o seu filho.

Eis os ingredientes:

–        1 banana pequena madura

–        ½ chávena de farinha de aveia biológica

–        2 colheres de sopa de farinha de banana (pode usar de aveia, se não tiver)

–        5 colheres de sopa de leite magro ou bebida vegetal sem açúcar

–        1 colher de sopa de manteiga de amendoim natural

–        1 ovo

–        1 colher de café de fermento em pó

–        Canela a gosto

Para fazer, basta triturar tudo com a varinha mágica, distribuir a massa por formas de silicone, e levar ao forno médio por 15-20 minutos. Se quiser, pode colocar bocadinhos de noz ou amendoim em cima de cada queque antes de ir ao forno.

Ana Isabel Monteiro

Nutricionista Ana Isabel Monteiro

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