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Vegetable drinks – how to choose? | Nutritionist Ana Isabel Monteiro

27 Apr, 2020 | Nutrition

Em pouco mais de um ou dois anos, passou-se de um pequeno espaço nas prateleiras de supermercados com bebida de soja, para quase meio corredor com oferta de bebidas vegetais.

Agora o problema não é a escassez de oferta, mas sim saber escolher.

Será que as bebidas vegetais são todas iguais? Há alguma que se destaque?

Bom, do ponto de vista nutricional, a mais interessante acaba por ser a bebida de soja, que é a única com um teor proteico semelhante ao do leite de vaca.

Convém escolher uma versão sem açúcar (nem açúcares escondidos, como a maltodextrina), de preferência biológica (e naturalmente sem organismos geneticamente modificados).

Todas as outras bebidas, desde as de cereais (aveia e arroz) às de frutos gordos (amêndoa, avelã, coco), acabam por ser apenas água aromatizada.

As de arroz e aveia são muito ricas em hidratos de carbono, podendo ser usadas como estratégia para quem quer aumentar de peso, mas não tão inteligente num plano de emagrecimento.

Por outro lado, a de amêndoa é a menos calórica, com uma média de apenas 13kcal por cada 100mL.

Nestas bebidas, o único interesse passa pelas vitaminas e minerais com as quais são, normalmente, fortificadas. Falo da Vitamina D e B12, Ferro e Cálcio.

Por último, importa verificar se existe óleo de girassol (ou outro) nos ingredientes. Este ingrediente é adicionado por uma questão de textura apenas, e não tem grandes malefícios para a saúde, mas convém verificar a quantidade de gordura na tabela nutricional (normalmente não passa de 1g por cada 100mL).

Não se esqueça de, sempre que possível, optar por uma marca nacional!

Ana Isabel Monteiro
Nutricionista Ana Isabel Monteiro, autora do projeto “Laranja Lima

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