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Dicas para não engordar na época natalícia | Nutricionista Ana Ribeiro

17 Dez, 2019 | Dicas de Nutrição

O Natal está a chegar, e para muitas pessoas também estão a chegar uns quilos a mais. O peso que ganhamos nas últimas semanas do ano representa cerca de 50% do aumento ponderal anual e, geralmente, mantém-se até ao Natal seguinte. Fazer dieta nesta época está fora de questão, mas com estas dicas é possível desafiar as estatísticas e viver ao máximo a quadra natalícia sem ganhar peso. Neste período há quatro dias de especiais: a véspera e o dia de Natal bem como o último e o primeiro dia do ano.

As palavras-chave para sobreviver a esta época sem engordar são: bom senso e moderação.

Altere as receitas:

Rabanadas

Utilize stevia, leite magro, fatias de pão mais finas e aumente a proporção das claras face às gemas. Experimente fazê-las no forno ou, se fritar, use uma boa quantidade de papel absorvente para eliminar a gordura.

Sonhos

Faça sonhos de maior dimensão, uma vez que porções pequenas absorvem mais gordura.

Azevias

As que têm recheio de gila contêm mais açúcar do que as de batata doce e de grão. Se as fizer em casa opte por adicionar menos açúcar.

Bolo-rei

Por conter frutas cristalizadas têm mais açúcar do que o bolo rainha. Retirar os frutos cristalizados e/ou secos da cobertura ajuda a reduzir o seu valor calórico.

Arroz doce, aletria e leite-creme

Faça-os com leite magro, stevia e diminua a quantidade de gemas.

Ao jantar:

Inicie a refeição com uma sopa de legumes e ao passar ao prato principal comece por servir-se das saladas e dos legumes cozidos.

Mastigue devagar, fica satisfeito mais rapidamente, com um menor volume de alimentos.

Coma os doces logo após as refeições. Como já está saciado consegue escolher melhor o que quer comer e os açúcares de absorção rápida acabam por ser menos absorvidos.

Beba álcool com moderação. As bebidas alcoólicas são uma das principais fontes de calorias das festas. Um grama de álcool fornece sete calorias, enquanto um grama de hidratos de carbono ou proteínas contém apenas quatro. Alterne o consumo de álcool com o de água ou infusões.

Frutos secos: São fonte de gorduras, pelo que devem ser consumidos com moderação.

Pese-se com mais frequência na altura das festas, ajuda a controlar e a obter melhores resultados.

Nunca ninguém quis que o Natal fosse saudável, mas é preciso que se tenha consciência que em termos calóricos é um risco, e que o Natal não são 30 dias.

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