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Dicas para diminuir a barriga | Drª Ana Ribeiro

29 Jan, 2018 | Dicas de Nutrição | 0 Comentários

A famosa barriga lisa é o sonho de muitas mulheres e homens. O que alguns não sabem é que esse desejo pode ser alcançado mudando algumas atitudes.

O treino é fundamental, mas há outros fatores muito mais simples que podem estar a influenciar o tamanho da sua barriga.

 

1. POSTURA

A postura errada é uma das principais causas da indesejada barriguinha. Portanto, perceba se está tudo certo com a sua coluna. Existem três principais alterações de postura: a escoliose, a cifose e a lordose. Estes problemas de postura devem ser corrigidos com atividades físicas que promovam o fortalecimento da musculatura abdominal e da coluna e, em casos mais sérios, com acompanhamento de fisioterapia e reeducação postural.

 

2. RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

Outro fator que contribui para a impressão de excesso de barriga é a retenção de líquidos que, consequentemente, diminui a definição muscular. Este problema pode ser resolvido com o aumento da ingestão de água e de alimentos que possuam a água em sua composição, como a melancia. Além disso, evite passar longos períodos sentados na mesma posição, pratique exercícios físicos e evite a ingestão de bebidas que desidratam, como o café e o álcool. Estas atitudes também ajudam a evitar o problema da retenção de líquidos.

 

3. ALIMENTAÇÃO INADEQUADA 

Outro fator essencial é a alimentação, que interfere diretamente na definição da zona abdominal. Certos alimentos acumulam gordura exatamente na região da barriga e da cintura, como as batata fritas e os ovos estrelados, a manteiga e as bolachas recheadas. Além disso, tome cuidado com alimentos como feijão, couve e brócolos, que, em algumas pessoas, provocam prisão de ventre e fazem com que a barriga inche.

 

4. EXERCÍCIOS ERRADOS

Um problema comum é a prática incorreta dos exercícios físicos. Para garantir uma barriga lisa, é preciso baixar a percentagem de gordura, somando músculos fortes. Por isso, deve fazer exercícios aeróbicos para, então, somá-los a uma rotina de exercícios com peso e treinos de musculação na região.

 

Não existe um plano de treino perfeito para alcançar a tão sonhada barriga. Cada pessoa precisa de uma abordagem diferente para atingir esse objetivo. Pessoas com maior percentagem de massa gorda, por exemplo, deverão concentrar-se em baixar primeiro esse valor, com um plano alimentar adequado e exercícios aeróbicos. Já as mais magras, mas sem definição, devem manter o foco nos treinos de musculação.

Drª Ana Ribeiro

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