Minha Conta

Dicas para diminuir a barriga | Drª Ana Ribeiro

29 Jan, 2018 | Nutrição | 0 Comentários

A famosa barriga lisa é o sonho de muitas mulheres e homens. O que alguns não sabem é que esse desejo pode ser alcançado mudando algumas atitudes.

O treino é fundamental, mas há outros fatores muito mais simples que podem estar a influenciar o tamanho da sua barriga.

 

1. POSTURA

A postura errada é uma das principais causas da indesejada barriguinha. Portanto, perceba se está tudo certo com a sua coluna. Existem três principais alterações de postura: a escoliose, a cifose e a lordose. Estes problemas de postura devem ser corrigidos com atividades físicas que promovam o fortalecimento da musculatura abdominal e da coluna e, em casos mais sérios, com acompanhamento de fisioterapia e reeducação postural.

 

2. RETENÇÃO DE LÍQUIDOS

Outro fator que contribui para a impressão de excesso de barriga é a retenção de líquidos que, consequentemente, diminui a definição muscular. Este problema pode ser resolvido com o aumento da ingestão de água e de alimentos que possuam a água em sua composição, como a melancia. Além disso, evite passar longos períodos sentados na mesma posição, pratique exercícios físicos e evite a ingestão de bebidas que desidratam, como o café e o álcool. Estas atitudes também ajudam a evitar o problema da retenção de líquidos.

 

3. ALIMENTAÇÃO INADEQUADA 

Outro fator essencial é a alimentação, que interfere diretamente na definição da zona abdominal. Certos alimentos acumulam gordura exatamente na região da barriga e da cintura, como as batata fritas e os ovos estrelados, a manteiga e as bolachas recheadas. Além disso, tome cuidado com alimentos como feijão, couve e brócolos, que, em algumas pessoas, provocam prisão de ventre e fazem com que a barriga inche.

 

4. EXERCÍCIOS ERRADOS

Um problema comum é a prática incorreta dos exercícios físicos. Para garantir uma barriga lisa, é preciso baixar a percentagem de gordura, somando músculos fortes. Por isso, deve fazer exercícios aeróbicos para, então, somá-los a uma rotina de exercícios com peso e treinos de musculação na região.

 

Não existe um plano de treino perfeito para alcançar a tão sonhada barriga. Cada pessoa precisa de uma abordagem diferente para atingir esse objetivo. Pessoas com maior percentagem de massa gorda, por exemplo, deverão concentrar-se em baixar primeiro esse valor, com um plano alimentar adequado e exercícios aeróbicos. Já as mais magras, mas sem definição, devem manter o foco nos treinos de musculação.

Drª Ana Ribeiro

Blogs relacionados

Alimentos ricos em fibras: 5 benefícios para a saúde

Alimentos ricos em fibras: 5 benefícios para a saúde

Os alimentos ricos em fibras fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada pelos inúmeros benefícios das fibras alimentares.  As fibras alimentares são hidratos de carbono de origem vegetal que, quando ingeridas, não são digeridas pelas enzimas do nosso...

5 Benefícios dos frutos secos

5 Benefícios dos frutos secos

Para além de serem muito apreciados como aperitivo, os frutos secos são um ótimo snack, estando atualmente muito na moda o seu consumo em forma de pasta. Neste artigo, vamos falar não só dos benefícios dos frutos secos, mas também dar algumas sugestões de...

Como manter uma boa hidratação?

Como manter uma boa hidratação?

Com a chegada dos meses mais quentes, acresce a importância de nos mantermos bem hidratados.  Se pensarmos que a água é o principal componente do nosso organismo, facilmente nos apercebemos da sua importância. A água não só mantém uma função depurativa, de...