Minha Conta

Como organizar o frigorífico para evitar desperdício | Nutricionista Ágata Roquette

7 Ago, 2019 | Dicas de Nutrição | 0 Comentários

Há cuidados fundamentais que devemos ter para conservar melhor os alimentos. Quanto melhor conservarmos os alimentos, menos dinheiro desperdiçamos.

Acontece-lhe ir às compras e passado uns dias ter que deitar comida fora? Se isto lhe acontece, então é porque precisa fazer uma gestão mais eficaz do frigorífico para conservar melhor os alimentos. É fundamental fazer uma lista de refeições com o que temos no frigorífico e no congelador e apenas comprar o que não temos para fazermos essas refeições. 

Como já deve saber a temperatura do frigorifico não é homogénea no seu interior. 

Nas prateleiras superiores, devemos colocar os alimentos com maior rotatividade, sobras de refeições, iogurtes, queijos, comida cozinhada.

Deve-se ter cuidado com o que se coloca nas portas. A constante abertura das portas, faz com que esta área tenha uma enorme variação de temperatura. Devemos, por isso, evitar ter produtos lácteos nas portas. Aproveite e coloque nesse local: condimentos, alguns sumos (não frescos) ou águas. 

Nas prateleiras intermédias e inferiores, junto da serpentina de arrefecimento (zona mais fria do frigorífico), deverá armazenar, por exemplo, carne crua.

As gavetas, são o local indicado para colocar as frutas e os legumes, ideais para ingredientes crus, ou que não necessitam de tanto frio.

Nunca colocar no frigorifico batatas e cebolas. Estes alimentos conservam-se durante períodos bastante mais longos à temperatura ambiente.

Nutricionista Ágata Roquette

Blogs relacionados

Pão de Banana

Pão de Banana

Ingredientes: 3 bananas3 colheres de sopa de bebida vegetal de amêndoa3 ovos2 chávenas e meia de farinha de amêndoa½ chávena de farinha de linhaça1 colher de chá de bicarbonato de sódio1 colher de chá de canela40g Fruut Maçã e Amendoim Misturar a banana, os ovos, a...