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Como controlar o apetite | Nutricionista Ágata Roquette

30 Abr, 2019 | Nutrição | 0 Comentários

Às vezes é difícil controlar o apetite, mas existem algumas dicas fundamentais que podem ajudar nessa luta:

1. Crie uma rotina alimentar, defina horários para comer e evite comer fora dos mesmos. Não esteja mais de 3h sem comer! Estar muito tempo sem comer, irá fazer com que coma mais na refeição seguinte e geralmente alimentos mais calóricos.

2. Beba água. É fundamental, pois por vezes confundimos fome com sede.

3. Comece sempre as refeições principais com uma fonte de fibra, como por exemplo sopa de legumes. Isso fará com que fique com o estômago mais preenchido.

4. Evite ter em casa os alimentos que costuma ingerir quando tem “ataques de fome”, tais como bolachas, chocolates, batatas-fritas,…e não arranje desculpas: “são para os filhos”, pois eles também não precisam deste tipo de alimentos.

5. Vá às compras sempre após uma refeição, não vá com fome, para evitar comprar alimentos de que não precisa. Isso também ajudará a poupar nas compras.

6. Se tiver fome quando chega a casa, coma um prato de vegetais. Como são ricos em fibra, saciam. Pode optar por cenouras cruas ou se estiver mesmo com mais fome/ansiedade, uma boa solução é comer um ovo cozido.

7. Pratique exercício físico de forma regular. Para além de ser saudável para o corpo é também para a mente! Mantenha-se entretido nas horas críticas, quando se sente mais fragilizado, arranje distrações, principalmente entre o lanche e o jantar, pois durante o dia como estamos mais ocupados, é mais fácil controlar a quantidade e qualidade dos alimentos ingeridos.

8. Se não consegue sozinho, procure a ajuda de um profissional de saúde.


Nutricionista Ágata Roquette

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