Minha Conta

Como aumentar a temperatura corporal interna? | Nutricionista Ágata Roquette

7 Dez, 2018 | Nutrição | 0 Comentários

A alimentação tem de facto muita influência no metabolismo do organismo. E existem alimentos que aceleram mais o metabolismo do que outros.

Existem certos alimentos (denominados termogénicos) que têm como característica aumentar o metabolismo basal e aumentar a temperatura corporal interna. Os alimentos termogénicos fazem o organismo gastar mais energia para realizar o processo de digestão e consequentemente gastar mais calorias, o que favorece a “queima de gordura” e respectivo emagrecimento.

Segue então top 6 da nutricionista Ágata Roquette de alimentos termogénicos:

1.

Canela – A canela para além de aumentar o metabolismo do organismo contribui para a regulação do suco gástrico reduzindo a sensação de apetite. Tem também uma importante ação antibacteriana e antiparasita. É igualmente indicado para quem sofre de úlceras e diabetes. Pode ser utilizado no iogurte, na fruta, nas papas de aveia. Dá sempre um sabor reconfortante, ao mesmo tempo que acelera o seu metabolismo.

2.

Gengibre – Possui também propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem o organismo de bactérias e fungos. É rico em substâncias termogénicas que ativam o metabolismo e potencializam a queima de gordura corporal. Pode ser consumido de várias formas: cru, em infusões, temperos, entre outras.

3.

Pimenta – A pimenta contribui para a aceleração do metabolismo porque aumenta a temperatura do organismo. É um termogénico ideal para temperar carne e peixe. Tem um sabor muito intenso.

4.

Água Gelada – Ao beber água gelada, o organismo gasta mais energia para elevar a temperatura até à temperatura corporal.

5.

Sementes de linhaça – São ricas em vitaminas e minerais, fibra, fitoquímicos (incluindo muitos antioxidantes) e ácidos gordos ómega 3. A linhaça quando ingerida, expande, o que faz com que nos sintamos mais saciados. Consumir a linhaça levemente triturada, em iogurtes, frutas ou batida em sumos.

6.

Sardinha – é um peixe gordo, rico em ómega 3, pelo que também contribui para o aumento do metabolismo

 

Ágata Roquette

Nutricionista Ágata Roquette

Blogs relacionados

Alimentos ricos em fibras: 5 benefícios para a saúde

Alimentos ricos em fibras: 5 benefícios para a saúde

Os alimentos ricos em fibras fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada pelos inúmeros benefícios das fibras alimentares.  As fibras alimentares são hidratos de carbono de origem vegetal que, quando ingeridas, não são digeridas pelas enzimas do nosso...

5 Benefícios dos frutos secos

5 Benefícios dos frutos secos

Para além de serem muito apreciados como aperitivo, os frutos secos são um ótimo snack, estando atualmente muito na moda o seu consumo em forma de pasta. Neste artigo, vamos falar não só dos benefícios dos frutos secos, mas também dar algumas sugestões de...

Como manter uma boa hidratação?

Como manter uma boa hidratação?

Com a chegada dos meses mais quentes, acresce a importância de nos mantermos bem hidratados.  Se pensarmos que a água é o principal componente do nosso organismo, facilmente nos apercebemos da sua importância. A água não só mantém uma função depurativa, de...