Minha Conta

O que comer antes do treino

6 Jul, 2022 | Nutrição | 0 Comentários

O que comer antes e depois do treino: 9 snacks saudáveis

O que comer antes e depois do treino é uma questão recorrente para quem pratica exercício físico de forma regular ou mais esporádica. 

A verdade é que praticar exercício sem ter atenção à alimentação é o mesmo que nada. Uma alimentação saudável no pré e pós treino é fundamental para atingir os objetivos que se pretende, ajudando na recuperação muscular após o treino e a reduzir o risco de contrair lesões musculares.

O que comer antes do treino

Antes do treino, deves fazer um lanche leve e de fácil digestão até uma hora antes do exercício físico. 

O objetivo é manter os níveis de glicose adequados para que tenhas energia suficiente e não tenhas quebras durante o treino. Para tal, os hidratos de carbono de absorção média devem ser sempre incluídos ― o pão integral, os cereais e a batata-doce são bons exemplos. 

Alguns exemplos do que comer antes do treino:

  • 1 fatia de batata-doce torrada com doce ou manteiga de amendoim;
  • Iogurte sólido com aveia e maçã fresca ou desidratada se gostar de uma textura mais crocante;
  • Bolacha de arroz ou milho (ou tortilhas, como lhe queiram chamar) com banana polvilhada com canela;
  • Barras de cereais caseiras.

O que comer depois do treino

Durante o exercício físico ocorre a quebra de proteínas de vários tecidos musculares, a depleção de reservas de glicogénio e a perda de fluídos e eletrólitos. 

Desta maneira, a alimentação correta num pós-treino é fundamental para uma boa recuperação muscular e reposição de energia e nutrientes.

Os macronutrientes mais importantes no pós-treino são as proteínas e os hidratos de carbono de elevado índice glicémico, por isso, deves ingerir alimentos ricos nestes macronutrientes logo após o treino ― nos 30 minutos a 1 hora após o término do treino, sendo este o período em que o organismo está mais recetivo aos nutrientes.

Aqui ficam algumas sugestões de lanches saudáveis para comer após o treino: 

  • 1 peça de fruta + 1 iogurte grego ligeiro;
  • 1 ovo cozido + 1 peça de fruta;
  • Batido (leite ou iogurte + frutos secos + 1 peça de fruta);
  • Queijo fresco com frutos secos + 1 banana;
  • Papas de aveia com maçã.

Dicas para o pós-treino

A alimentação é muito importante, mas não é tudo. O pós treino nem sempre é pêra doce, por isso, partilhamos contigo 3 dicas extra para te ajudar a repor as energias e o equilíbrio muscular:

  1. Realizar alongamentos – fundamentais no processo de recuperação muscular.
  2. Beber água.
  3. Dormir bem após o treino.

Agora que já te demos algumas sugestões do que comer antes e depois do treino, está na hora de pôr estas dicas em prática e começar a ter um estilo de vida mais saudável, aliando o exercício físico a uma alimentação correta e equilibrada. 

Ágata Roquette
Nutricionista Ágata Roquette

Blogs relacionados

Alimentos ricos em fibras: 5 benefícios para a saúde

Alimentos ricos em fibras: 5 benefícios para a saúde

Os alimentos ricos em fibras fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada pelos inúmeros benefícios das fibras alimentares.  As fibras alimentares são hidratos de carbono de origem vegetal que, quando ingeridas, não são digeridas pelas enzimas do nosso...

5 Benefícios dos frutos secos

5 Benefícios dos frutos secos

Para além de serem muito apreciados como aperitivo, os frutos secos são um ótimo snack, estando atualmente muito na moda o seu consumo em forma de pasta. Neste artigo, vamos falar não só dos benefícios dos frutos secos, mas também dar algumas sugestões de...

Como manter uma boa hidratação?

Como manter uma boa hidratação?

Com a chegada dos meses mais quentes, acresce a importância de nos mantermos bem hidratados.  Se pensarmos que a água é o principal componente do nosso organismo, facilmente nos apercebemos da sua importância. A água não só mantém uma função depurativa, de...

jet x