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Alimentação Sazonal – o que é e quais as vantagens? | Nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida

27 Set, 2018 | Dicas de Nutrição | 0 Comentários

Além de ser economicamente mais viável, consumir os alimentos que estão na época permite-nos estar em equilíbrio com a natureza e ir buscar aos alimentos os nutrientes de que mais precisamos em cada estação do ano para nos reestabelecermos.

 

Na Primavera

  • Devemos consumir alimentos com um sabor adocicado que ajudem a reestabelecer as defesas e a combater as alergias características da estação. Alimentos como cenoura, beterraba, milho, batata-doce e ginseng devem ser reforçados.
  • Devemos ainda dar preferência a cereais como arroz integral, amaranto e aveia e consumir fruta e legumes frescos.
  • Apostar no consumo de algas e microalgas (ex: kombu, nori, clorela e spirulina)
  • Evitar alimentos muito ácidos como tomate e kiwi.

 

No Verão

  • Devemos dar preferência a alimentos frescos e refrescantes para melhorar a circulação sanguínea e favorecer a diurese como alface, acelgas, espargos, maçãs, morangos, melancia, melão, pepino, rúcula, limão, chá verde, camomila ou amêndoas.
  •  Para induzir a transpiração e ajudar a diminuir a temperatura corporal, devemos procurar consumir alimentos como gengibre, hortelã e pimenta.

 

No Outono

  • Devemos procurar alimentos que humidifiquem o corpo e combatam o clima mais seco e frio característico da estação. Estes alimentos podem ser: castanha, abóbora, ameixa, arroz integral, feijão azuki, agrião, damasco, noz, e algas.
  • Por outro lado, devemos reforçar um pouco a ingestão de alimentos que favoreçam os movimentos intestinais para que este órgão elimine facilmente todas as toxinas a que estamos sujeitos. Alimentos como gengibre, alho, cebola, curcuma e pimenta.

 

No Inverno

  • Devemos procurar reforçar os alimentos picantes que melhoram a circulação sanguínea e deixam o nosso sistema imunitário mais protegido. Procure alimentos como pimenta, canela, cardamomo, beringela, azeitonas, nozes, lentilhas, grão-de-bico e ovos.
  • Devemos ainda evitar alimentos muito frios que façam com que o organismo tenha um gasto excessivo de energia a reestabelecer a sua temperatura normal.
  • Consuma chás pois ajudam a aquecer e a combater naturalmente as infeções.

Além de ser economicamente mais viável, consumir os alimentos que estão na época permite-nos estar em equilíbrio com a natureza e ir buscar aos alimentos os nutrientes de que mais precisamos em cada estação do ano para nos reestabelecermos.   Na primavera  •	Devemos consumir alimentos com um sabor adocicado que ajudem a reestabeler as defesas e a combater as alergias características da estação. Alimentos como cenoura, beterraba, milho, batata-doce e ginseng devem ser reforçados. •	Devemos ainda dar preferência a cereais como arroz integral, amaranto e aveia e consumir fruta e legumes frescos. •	Apostar no consumo de algas e microalgas (ex: kombu, nori, clorela e spirulina) •	Evitar alimentos muito ácidos como tomate e quivi.  No Verão  •	Devemos dar preferência a alimentos frescos e refrescantes para melhorar a circulação sanguínea e favorecer a diurese como alface, acelgas, espargos, maçãs, morangos, melancia, melão, pepino, rúcula, limão, chá verde, camomila ou amêndoas. •	Para induzir a transpiração e ajudar a diminuir a temperatura corporal, devemos procurar consumir alimentos como gengibre, hortelã e pimenta.  No Outono  •	Devemos procurar alimentos que humidifiquem o corpo e combatam o clima mais seco e frio característico da estação. Estes alimentos podem ser: castanha, abóbora, ameixa, arroz integral, feijão azuki, agrião, damasco, noz, e algas. •	Por outro lado, devemos reforçar um pouco a ingestão de alimentos que favoreçam os movimentos intestinais para que este órgão elimine facilmente todas as toxinas a que estamos sujeitos. Alimentos como gengibre, alho, cebola, curcuma e pimenta.   No Inverno  •	Devemos procurar reforçar os alimentos picantes que melhoram a circulação sanguínea e deixam o nosso sistema imunitário mais protegido. Procure alimentos como pimenta, canela, cardamomo, beringela, azeitonas, nozes, lentilhas, grão-de-bico e ovos. •	Devemos ainda evitar alimentos muito frios que façam com que o organismo tenha um gasto excessivo de energia a restabeler a sua temperatura normal.  •	Consuma chás que ajudam a aquecer e a combater naturalmente as infeções.

Nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida

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